Prática promove capacitação para jovens do Yocuta e Chef Aprendiz
A filial da Prática em São Paulo, localizada em Pinheiros, está sediando um curso de Capacitação em Panificação, voltado para jovens em situação de vulnerabilidade social atendidos pelos programas Yocuta e Chef Aprendiz. Com 22 inscritos das 30 vagas disponíveis, o curso vai além da formação técnica: é uma oportunidade concreta de transformação de vidas.
Essa iniciativa reforça o compromisso da Prática com a inclusão social e o desenvolvimento profissional, fornecendo aos participantes as ferramentas necessárias para explorar novas oportunidades no mercado de panificação – um setor cheio de potencial.
O curso é ministrado pelos técnicos em panificação Jeferson Martins e Vanessa Gama Tagnin, com a participação do coordenador do Centro Técnico de Panificação da Prática, André Rocha e sob a direção do coordenador de gastronomia, Rafael Fraga. Os alunos, organizados em duplas ou trios, participam de atividades que incluem tanto o preparo manual de pães quanto o uso dos equipamentos da Prática.
Durante o curso, os participantes aprendem a produzir uma ampla gama de produtos, como pão francês, bisnaguinha, baguete, pão de forma e pães de alta hidratação. Além disso, experimentam diferentes métodos de assamento, utilizando equipamentos variados para analisar as diferenças de resultados conforme as tecnologias empregadas.
Os alunos também receberam um kit exclusivo contendo apostila, bloco e caneta da Prática. No encerramento, a parceira Nitta, que forneceu as farinhas utilizadas, entregará brindes aos participantes.
A Prática agradece à Nestlé pela confiança em utilizar seu espaço para esta iniciativa e por incluir a empresa em um projeto tão transformador. A parceria reafirma o compromisso de ambas as organizações com o desenvolvimento de jovens talentos no mercado foodservice.
Sobre o programa Yocuta
O Yocuta – Young Culinary Talents, desenvolvido pela Nestlé, é um programa global que visa qualificar jovens para o mercado gastronômico. Com aulas sobre temas como culinária plant-based, sustentabilidade e empreendedorismo, o programa também oferece certificação pela World Chefs Academy, além de acesso a uma comunidade de suporte que promove a empregabilidade.
Com ações como essa, a Prática reafirma sua missão de transformar vidas por meio da qualificação e inclusão social, pavimentando o caminho para um futuro mais promissor.
Sobre o Chef Aprendiz
O Chef Aprendiz é um projeto de desenvolvimento humano que capacita jovens de 17 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social por meio do ensino de gastronomia.
A formação, realizada em comunidades da Grande São Paulo, é itinerante e conta com oficinas semanais ao longo de seis meses. Os jovens aprendem técnicas básicas de cozinha, história da gastronomia, sustentabilidade e mercado de trabalho, com o apoio de facilitadores e parceiros.
O curso termina com uma competição final, onde jurados avaliam os participantes e oferecem oportunidades de emprego para aqueles que desejam ingressar na carreira de auxiliar de cozinha.