Padaria sem padeiro: como isto é possível?
No dia 17 de Abril, uma reportagem do PEGN (Pequenas Empresas Grandes Negócios) mostrou como uma rede de lojas que vende produtos congelados está expandindo com sucesso, sem a necessidade de produzir in loco.
Isso não significa o fim de uma profissão milenar e tradicional, mas sim uma mudança tecnológica com a utilização do ultracongelamento e produção antecipada.
Essas lojas não têm a tradicional área de fabricação, com toda a infraestrutura, equipamentos e profissionais, mas possuem centrais de produção ou adquirem produtos congelados de empresas terceirizadas.
Em vez de montar uma padaria completa em cada nova filial, negócios, marcas e redes estão investindo consideravelmente em centrais de alta produtividade que fabricam produtos crus, pré-assados e assados, que são congelados em ultracongeladores e armazenados para distribuição.
Alguns negócios se especializaram em produzir produtos congelados para outros estabelecimentos que não fabricam, mas apenas comercializam.
Um exemplo de produto que vem ganhando popularidade com essa abordagem é o tradicional pão francês. Nesse sistema, o produto é encaminhado para os pontos de venda, cru, congelado e embalado.
Depois, é armazenado em freezers comuns no local e retirado conforme a demanda para descongelamento, fermentação e assamento, sem perder a qualidade e com zero perdas.
Toda a linha de produtos da padaria, incluindo confeitaria, salgados e especialmente pães de maior valor agregado, como os de fermentação natural e longa, também podem ser congelados da mesma forma e com os mesmos benefícios.
A Prática é líder no fornecimento de soluções para produção antecipada em panificação, oferecendo uma linha completa de máquinas e fornos para a produção, especialmente de ultracongeladores que variam desde modelos menores de 5 bandejas até modelos túnel, ideais para essa abordagem de negócio.
Para os empreendimentos que vendem diretamente ao consumidor final, existem soluções como câmaras para fermentação dos pães, fornos vitrine com variadas configurações para todo tipo e tamanho de ponto.
Com fornos de convecção menores (como o sucesso de vendas, o Miniconv) para locais onde o espaço é ainda mais crítico, e fornos Speed Ovens para finalização de produtos, como sanduíches e salgados, para atendimento rápido na frente da loja.
Confira a postagem especial em nosso Blog Prática sobre a
Centralização de Produção e como ela já é uma
realidade em redes de supermercados.