Expansão de negócio: como fazer o negócio crescer de forma saudável?

A expansão de negócio não pode deixar de ser considerada se sua ideia é continuar tendo êxito. É fundamental que o empresário enfrente novos desafios para ampliara a marca, inovar e garantir o futuro da empreitada. No entanto, antes de tomar qualquer decisão, é preciso se planejar e considerar muitos fatores.

Neste post, apresentamos algumas dicas valiosas de expansão. Você vai ver que existem estratégias e investimentos a serem priorizados se a ideia é buscar um crescimento saudável.

Acompanhe!

Prepare a expansão do negócio

O planejamento estratégico fornece um roteiro que auxilia no crescimento de um empreendimento. É esse estudo que garante que todo investimento de tempo, esforço e dinheiro não será em vão.

As metas em longo prazo são importantes para pensar os objetivos futuros da empresa e também ajudam a orientar as decisões de curto prazo. Se você pretende abrir cinco filiais, por exemplo, pode começar a partir de agora a criar relacionamentos com novos fornecedores, já no intuito de suprir uma demanda maior no futuro.

O planejamento também é uma ferramenta importante para unificar a equipe em torno de um objetivo comum. Se o pessoal conhece os propósitos da empresa, fica mais fácil trabalhar com um senso compartilhado de metas e adotar uma linguagem comum entre todos.

Essa estratégia também fornece marcos de comemoração sempre que um objetivo for alcançado. Por outro lado, a falta de planos pode prejudicar a capacidade do empreendedor de avaliar adequadamente o futuro, gerar ações insatisfatórias para o crescimento do empreendimento e impactar negativamente os lucros.

Use o fluxo de caixa projetado

Toda ação de expansão precisa ser baseada em números precisos. Caso contrário, a empresa pode ficar vulnerável a problemas financeiros. Uma das maneiras de evitar isso é utilizando o fluxo de caixa projetado.

Essa é uma ferramenta que antecipa os riscos que tendem a comprometer o orçamento do negócio. A partir disso, medidas preventivas podem ser tomadas.

Para desenvolver um fluxo de caixa projetado, é preciso reunir em uma planilha informações sobre saldo de caixa, despesas, recebimentos, entre outros detalhes. É importante observar a sazonalidade, fazer estimativas de vendas e considerar possíveis atrasos de pagamentos.

Com esses dados em mãos, fica fácil ter clareza das entradas e saídas de dinheiro, bem como das necessidades financeiras futuras. Essa análise é um passo importante para que o gestor identifique a possibilidade real de crescimento.

Invista em infraestrutura

Para ficar à frente da concorrência, é essencial utilizar tecnologias e equipamentos modernos. Trabalhar somente de forma manual e utilizar máquinas antigas e obsoletas tornam o empreendimento dispendioso e pouco produtivo. Quer um exemplo? 

Cada vez mais, a produção em panificadoras tem sido automatizada, com o objetivo de garantir economia, higiene, produtividade e, principalmente, qualidade no produto final. Por que, então, não investir em fornos, ultracongeladores ou lava-louças?

Os equipamentos de ponta promovem impacto positivo na produção, o que gera vantagem competitiva, aumenta a lucratividade e contribui para um crescimento significativo. 

Diversifique seus produtos e serviços

Em um mercado competitivo, mutável e exigente, os negócios de sucesso são aqueles que têm a capacidade de adaptar-se às mudanças de consumo. Quem pensa em crescer deve ser alguém experiente em seu ramo de atuação e que entenda muito bem de nichos de consumidores.

Dessa forma, é uma boa estratégia expandir os produtos e serviços para além do seu público-alvo e garantir de forma mais sólida o sucesso financeiro. Dependendo do mercado explorado, o empresário pode começar a ampliar o repertório vendendo produtos e serviços complementares.

Para isso, é preciso estar de olho no mercado de consumo. Um exemplo disso é a tendência atual das pessoas procurarem por produtos naturais, saudáveis e sustentáveis.

O dono de um restaurante pode, por exemplo, começar a adaptar o modelo de negócio, investindo no uso de alimentos orgânicos, adaptando o cardápio para um público mais fitness e deixando claro em suas campanhas de marketing que preza pela saúde e qualidade de vida de seus clientes.

Contrate talentos

É comum em pequenos empreendimentos que grande parte das tarefas fique sob responsabilidade do gestor. Contratar novos membros para a equipe ajuda a aliviar o estresse sobre o empreendedor, permitindo que a atenção esteja focada em áreas sensíveis — como a expansão de negócio.

No entanto, embora seja uma excelente maneira de delegar funções e aumentar a produtividade, a contratação é um investimento dispendioso e que necessita de um cuidadoso planejamento.

O primeiro passo é fazer uma lista de tarefas e funções que um novo funcionário poderia assumir. É preciso, ainda, pensar em maneiras de gerenciar estrategicamente essas tarefas ou mesmo avaliar a possibilidade da terceirização de processos — o que, geralmente, é uma solução mais econômica.

Depois de decidir qual é a melhor forma de contratação, certifique-se de que todo o pessoal esteja qualificado, treinado e comprometido com o crescimento da empresa. Afinal, a atitude e a ética de trabalho de um indivíduo têm o poder de influenciar todo o clima da organização.

Abra novas unidades em locais estratégicos

Investir em filiais é um caminho natural e também o mais arriscado de quem opta por expandir o negócio. Essa prática requer planejamento estratégico cuidadoso, pois é preciso ter conhecimento total do orçamento, além de um modelo de negócios bem estruturado e disposição para enfrentar possíveis concorrentes.

Dedique tempo à elaboração de um estudo minucioso sobre o local em que a nova unidade será instalada e sobre os potenciais clientes. Também é preciso garantir uma equipe capacitada, já que o empresário não pode estar em todos os locais ao mesmo tempo. 

Outra possibilidade é a busca por parceiros de negócios. Em vez de investir na construção ou no aluguel de um novo ponto, pense na possibilidade de criar conexões e expandir sua clientela. Uma lanchonete pode utilizar de sua infraestrutura para fornecer refeições prontas a indústrias, por exemplo.

Embora os resultados da expansão de negócio não possam ser percebidos da noite para o dia — independentemente da estratégia adotada —, com comprometimento, dedicação e esforço, o investidor pode alcançar todos os objetivos.

Para receber mais informações sobre como promover o crescimento da sua empresa, siga as nossas redes sociais: estamos no Facebook, no Youtube e no Instagram! Até a próxima!

Deixe um comentário