Como escolher fornecedores que irão impulsionar meu negócio?

como escolher fornecedores

Você já deve ter percebido que é impossível alcançar o sucesso no mundo dos negócios atuando de forma isolada, não é mesmo? Por isso, desenvolver parcerias estratégicas é indispensável para alcançar resultados positivos. Clientes, fornecedores e funcionários podem ser verdadeiras alavancas para o sucesso.

Para que você tome decisões seguras sobre seus parceiros, vamos explicar neste post como escolher fornecedores de forma eficiente. Continue a leitura!

Foque no objetivo do seu empreendimento

Ao ter em mente qual é o real propósito do estabelecimento, fica mais claro saber quem são os fornecedores essenciais. Normalmente, os principais parceiros são aqueles que impactam diretamente no funcionamento da empresa. 

Para compreender a importância de determinado parceiro, é só avaliar em que medida a atividade exercida por você seria impactada se houvesse falhas no abastecimento do fornecedor. Se a constatação for de que as atividades ficariam paralisadas nessa situação, significa que esse a parceira é essencial e, por isso, precisa ser cultivada de forma próxima.

Os fornecedores essenciais precisam estar cientes do quanto você depende deles. Assim, é possível estabelecer uma relação de confiança e cumplicidade, e as chances de você ficar sem as mercadorias necessárias são reduzidas. No entanto, não deixe de ter um plano B, pois imprevistos acontecem, e a sua empresa não pode ficar paralisada por ocorrências com os parceiros.

Delimite as suas necessidades

Antes de iniciar a busca pelo fornecedor ideal, é preciso saber exatamente como é a dinâmica da sua atividade produtiva. Ou seja, é necessário ter ciência de como é a demanda em épocas normais e sazonais, entender de quais tipos de produtos você precisa e quais são as suas limitações financeiras para fazer as transações.

Isso influencia na escolha do fornecedor e na maneira como é feita negociação — a empresa parceira escolhida por você pode ser pequena demais para entregar o seu pedido ou grande demais para aceitar encomendas menores.  

Para delinear a demanda sem erros, é recomendado fazer um estudo junto ao mercado consumidor e analisar a sua infraestrutura. Assim, você consegue estipular a quantidade que será vendida e os prazos de reabastecimento.

Uma vez definida a demanda, é preciso direcionar o olhar para a situação financeira da empresa. Aproveitar os descontos da época de sazonalidade é muito interessante, mas não adianta comprar uma grande quantidade se isso pode estagnar o estoque e causar desperdícios.

Não se iluda com promessas!

Desconfie do fornecedor que promete um produto de alta qualidade a um preço muito baixo. Mesmo que todo empresário busque reduzir os custos da empresa, é importante ficar atento para não iniciar um relacionamento baseado em promessas que não podem ser cumpridas.

Atrasos, qualidade inferior e falta de apoio podem tornar a negociação bem mais dispendiosa. Por isso, é importante reunir informações sobre os fornecedores antes de fazer qualquer negociação. É sobre isso o próximo tópico.

Analise os fornecedores disponíveis

A análise dos fornecedores deve ser criteriosa para evitar erros. Isso significa que é fundamental pesquisar ao máximo sobre eles, antes mesmo do primeiro contato.

Não basta verificar quem oferece o melhor custo-benefício. Esse é um dos aspectos mais relevantes, mas, quando se trata de uma parceria fundamental para a sobrevivência e manutenção do negócio, é melhor fazer uma análise mais detalhada.

Assim, antes de fechar a parceria, é importante verificar o histórico do fornecedor, buscando responder a algumas questões.

  • Há quanto tempo ele está no mercado?
  • É uma marca consolidada, tradicional, reconhecida?
  • Possui problemas com a justiça?
  • Está em dia perante os órgãos regulamentadores?
  • Tem as certificações de qualidade?

Mesmo que muitas dessas informações possam hoje em dia ser obtidas pela internet, nada melhor do que uma boa conversa com o possível parceiro, para coletar informações fundamentais para a decisão. Se possível, procure também consultar outros clientes do fornecedor pesquisado, a fim de descobrir como tem sido a experiência. 

Em se tratando de fornecedores de equipamentos, o ideal é escolher aquele que, além do custo-benefício e da confiança, ofereça produtos modernos e que acompanhem as tendências do segmento. Além disso, é importante que a empresa conte com uma equipe de apoio com consultores especializados para atender o cliente em diversas situações, como quando há necessidade de reposição de peças. 

Invista em um primeiro contato

Feito o levantamento das informações disponíveis, é hora de entrar em contato com os fornecedores mais bem avaliados na primeira etapa. Nesse momento, é importante buscar provas de qualidade e confiança.  

Peça amostras do produto ou faça testes para averiguar as características. Busque opiniões de especialistas, vendedores, engenheiros, entre outros. Ouça o que essas pessoas têm a dizer antes de fechar o contrato.

Dependendo do tipo de produto fornecido, é recomendado também fazer uma visita às instalações da empresa para verificar os equipamentos, a limpeza do local, a equipe de apoio e buscar saber sobre a saúde financeira do seu parceiro.

Preste atenção aos termos do contrato

Depois desse processo de análise e seleção de fornecedores, é hora de assinar o contrato. Esse é um momento fundamental para definir as condições desse relacionamento. No contrato devem ser registradas todas as informações necessárias à efetividade do cumprimento das obrigações de ambas as partes.

Compartilhe informações

Já que o fornecedor é um parceiro para a expansão do seu negócio, nada mais eficiente do que compartilhar as informações. Uma alternativa para isso é criar um canal de comunicação para a disponibilização de documentos que informem constantemente sobre as necessidades de reabastecimento ou de reparos.

O fornecedor ideal deve ser capaz de atender à demanda com produtos de qualidade, preços competitivos e cumprir os prazos. Além disso, deve prestar o apoio necessário em caso de trocas e pedidos urgentes.  

Agora que você já sabe como escolher fornecedores que podem ajudar a impulsionar seu negócio, basta seguir as dicas e ter em mente que é sempre importante desenvolver um relacionamento confiável com os fornecedores, para que eles sejam verdadeiras parcerias de sucesso.

Gostou deste texto sobre como escolher fornecedores? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter. Assim, você recebe mais textos como este diretamente em sua caixa de entrada!

Facebook Comments

Deixe um comentário