Calendário gastronômico: datas comemorativas para não esquecer!

Para o consumidor, um feriado ou uma data especial é o motivo perfeito para uma ida ao restaurante ou para encomendar aquele quitute especial. Datas comemorativas são ótimas oportunidades para quem trabalha no ramo de alimentação ter um faturamento extra. Por isso, é muito importante ficar atento ao calendário e explorar as inúmeras possibilidades de negócio.

Um cardápio especial tende a atrair mais e mais clientes. Muitas comidas típicas presentes no calendário gastronômico carregam significados e trazem à tona lembranças guardadas na memória afetiva. Há pratos que só de ouvir o nome aguçam o paladar. Use isso a seu favor, seduza a clientela!

Separamos neste post algumas datas que não podem faltar no seu calendário gastronômico. Confira também outras dicas para o seu planejamento!

Como se preparar para vender produtos de acordo com as datas

Uma dica importante é planejar com bastante antecedência e mapear as datas que serão contempladas no calendário gastronômico. Obviamente, não dá para incluir todas. Escolha então as que mais têm a ver com a atmosfera do restaurante e que dialogam com o menu fixo da casa.

Elabore um cronograma para o seu calendário. Isso o ajudará a se organizar melhor. Depois, busque formas criativas para divulgar as novidades. Mostre ao cliente que o seu estabelecimento é o local mais aprazível para ele desfrutar daquela comemoração.

Marketing sazonal

Divulgar é preciso! Em datas comemorativas, o marketing sazonal é uma excelente oportunidade para aquecer o negócio e aumentar as vendas. Há vários tipos de estratégias de marketing sazonal a serem exploradas, ou seja, de campanhas temporárias relacionadas a determinado período do ano.

Entretanto, para ser eficiente, a campanha sazonal deve envolver mais do que a simples listagem das datas. É preciso escolher bons profissionais para um planejamento criterioso. Feito isso, trace as ações.

Invista em templates temáticos, com um design relacionado à comemoração. Envie e-mails convidativos aos clientes e, claro, use as redes sociais.

Como montar o cardápio

Algumas datas estão intimamente relacionadas à mesa posta e decorada! O peru de Natal e a ceia repleta de guloseimas são um bom exemplo disso.

Cada data tem sua característica, seu tempero marcante. Algumas, porém, não estão tão atreladas ao alimento: não há uma tradição de pratos e preparos, por exemplo, para o dia dos pais.

Ainda assim, todas as datas podem ser bem aproveitadas! É preciso inovar e ser criativo. Que tal oferecer um menu promocional para o casal no dia dos namorados? Alguns ingredientes remetem ao romantismo, como fondue acompanhado de espumante, seguidos de morangos e chocolates.

No dia das crianças, o estabelecimento pode incluir no cardápio opções agradáveis ao paladar infantil e oferecer lembrancinhas e mimos aos pequenos. Outra opção é ir além do cardápio e disponibilizar monitores para brincar com a criançada enquanto os pais apreciam uma boa e tranquila refeição. 

Confira abaixo, em ordem cronológica, as datas que não podem faltar no seu calendário gastronômico!

Ano Novo

O primeiro dia do ano é uma ótima oportunidade para oferecer uma refeição com ingredientes sofisticados. Ainda no mês de janeiro, no dia 4 se comemora o dia nacional do espaguete. Essa é uma oportunidade para caprichar nas massas do menu.

Dias de folia

Fevereiro, o tradicional mês do carnaval, pode render um cardápio alegre e leve para os dias da folia. Invista na decoração colorida dos pratos e capriche também na oferta de drinks para incrementar ainda mais.

Pão nosso de cada dia 

No dia 21 de março comemora-se o dia nacional do pão francês. Esse alimento tão estimado pela família brasileira merece ganhar versões nas entradas, junto dos antepastos. As versões artesanais vão agradar a clientela.

Dia do fondue de queijo

Na noite do dia 11 de abril, um jantar romântico pode ser organizado para celebrar o dia nacional do fondue de queijo. No dia 14, comemora-se o café, a segunda bebida mais ingerida no mundo.

Dia das mães

O segundo domingo de maio é dedicado às mães. É uma ótima oportunidade de oferecer às famílias um cardápio convidativo para a confraternização. O mês das mães também reserva um dia para a comida orgânica, 25 de maio. Um motivo para pensar em opções de alimentação saudável.

Dias de festejos juninos

A festa junina impera no meio do ano. O cardápio é diversificado: caldos, canjiquinha com costelinha de porco, pipoca, canjica branca com amendoim, mingau de milho verde etc. A estação com temperaturas amenas convida para saborear um bom vinho, cujo dia nacional é 7 de junho. Este é também o mês dos namorados.

Dia da comida mineira

O mês de julho oferece um leque de opções: no dia 6, comemora-se o dia da gastronomia mineira. A diversidade e os sabores inigualáveis marcam a culinária típica de Minas Gerais. O dia 10 é reservado à pizza. No dia 29, é a vez da lasanha. Julho é também mês de férias para as crianças. Que tal elaborar uma programação especial para fazer de uma refeição um passeio de férias?

Dia dos pais 

Uma das bebidas preferidas pelo brasileiro é celebrada em agosto. O dia 7 é todo da cerveja! Invista no tira-gosto para acompanhá-la. O segundo domingo desse mês é dedicado aos pais. Elabore um cardápio para receber as famílias.

Dia da aguardente

O dia nacional da cachaça é 13 de setembro. Essa bebida tipicamente brasileira pode ser o carro-chefe (servida pura), incluída na caipirinha ou utilizada para flambar alimentos.

Dia da sobremesa 

Em 9 de outubro, é comemorado o dia nacional da sobremesa. Boa oportunidade para incrementar o cardápio de doces do restaurante. É também o mês das crianças. Seja criativo para atrair essa clientela.

Dia do sushi

O penúltimo mês do ano reserva um dia para o sushi, comida típica japonesa caiu no gosto do brasileiro. Que tal convidar um sushiman nesse dia?

Natal 

O Natal, celebrado em 25 de dezembro, movimenta essa época do ano. Então, todo mês pode ser dedicado aos quitutes típicos dessa data: panetones, rabanadas etc. São comidas presentes na memória afetiva de muitas famílias.

Conquistando novos clientes pelo calendário gastronômico

Oferecer novidades é uma ótima forma de sair na frente da concorrência. O mercado de alimentação é disputado e pede inovações. Um bom calendário gastronômico possibilita isso e aquece as vendas. Os menus sazonais também ajudam a captar novos clientes e a gerar interesse no estabelecimento.

O que achou dessas dicas? Gostou? Então, compartilhe em suas redes sociais.

Deixe um comentário