A confeitaria como estratégia para geração de receita

Confeitaria

O momento econômico em que vivemos convida o empreendedor a centrar seus esforços em duas ações: geração de receita e redução dos custos. Esses são, na verdade, dois grandes desafios. 

Acompanhe o post até o final e veja que é possível trabalhar nessa direção e aquecer as vendas. Confira também dicas para ir além e inovar o seu negócio, investindo no segmento de confeitaria.

Boa leitura!

Maneiras de aumentar a receita

Manter um faturamento bom e regular não é tarefa fácil. Em tempos de crise, isso se torna um desafio ainda maior. Mas há estratégias interessantes que podem alavancar a receita do estabelecimento. 

É importante salientar, no entanto, que não há um modelo ideal para geração de receita. Isso vai variar muito de empresa para empresa, respeitando as especificidades do negócio. Acompanhe!

Assinaturas

Programas de fidelização estimulam os clientes a aumentar a frequência de consumo. Em geral, nos modelos de assinatura, o estabelecimento cobra um valor fixo do cliente por um combo de produtos ou pelo consumo por um determinado período. Vamos exemplificar essas duas alternativas.

No combo, por exemplo, o estabelecimento pode oferecer um jantar com entrada, prato principal, sobremesa e uma bebida por um valor bem atraente. Já no consumo por um período de tempo, o empreendedor pode ofertar um pacote mensal referente a quatro almoços aos domingos, por exemplo, ou uma promoção semanal de prato executivo.

É importante incrementar o cardápio para surpreender o cliente.

E-commerce

O comércio via internet está aquecido e merece a atenção dos empreendedores do segmento de alimentação. O e-commerce no setor de varejo se tornou a principal opção de compras para muitas pessoas que buscam comodidade e praticidade no dia a dia. Restaurantes e bares estão se inspirando e direcionando investimentos nessa direção, visando atender esse perfil de clientes.

Para aquecer as vendas online, as mídias digitais têm revelado um grande potencial na geração de receita. Elas impulsionam a comunicação e a divulgação da marca e dos produtos, e isso favorece muito o aumento da captação de clientes.

Licenciamento

Licenciar produtos e serviços quando a marca já é sólida no mercado rende uma receita extra e regular.  A expansão de negócio é essencial nesse sentido, e ajuda a inovar e promover ainda mais a marca e seus produtos.

Expandir e crescer devem ser o propósito de todo empreendedor, independentemente do tamanho do estabelecimento. É preciso enfrentar os desafios e investir esforços, trabalho e capital para ampliar, mesmo que aos poucos, a participação no mercado.

Confeitaria: uma possibilidade de geração de renda

No mercado de alimentação, a confeitaria talvez seja o segmento que mais se aproxima da subjetivamente das pessoas. O visual colorido e primoroso dos doces e o aroma dos bolos, pães e tortas assando têm o poder de despertar muitas sensações. Os produtos aguçam diferentes paladares. Por isso, é um ótimo segmento para investir e conquistar um bom faturamento.

Custo-benefício de abrir uma confeitaria

Esse é o tipo de investimento que não depende da sazonalidade. Produtos confeitados vendem o ano todo, embora possam ser incrementados seguindo um calendário gastronômico.

A confeitaria é diversa também nas texturas: cremosa, crocante, densa, gelada, quente… E os tipos de tortas, bolos e doces comercializados podem variar de acordo com as habilidades do confeiteiro.

Há, por exemplo, profissionais especializados em bolos ou doces finos, como trufas e bombons. Há os que se dedicam a tortas personalizadas para aniversários, entre outras comemorações. E tem os que investem em pães e bolos simples, mas não menos saborosos, para o consumo cotidiano. Avalie quais opções são mais adequadas para oferecer ao seu público.

Como garantir o sucesso do empreendimento

A gestão do negócio é fundamental para garantir o sucesso do empreendimento. Entre tantos fatores que garantem o sucesso, um deles é a dedicação do empreendedor. É preciso estar presente de forma integral, ter jogo de cintura para lidar com as questões do dia a dia e as exigências dos clientes. Lembre-se de investir em um atendimento personalizado.

Além disso, promova a degustação dos produtos para conquistar a clientela e capriche na divulgação. Vale usar as redes sociais e até mesmo fazer uma campanha de marketing. A contratação de um bom profissional dessa área pode ajudar a traçar e desenvolver estratégias eficientes.

Selecionamos aqui mais 4 itens primordiais para ajudar no planejamento da estrutura do negócio.

Localização

O local para estabelecer o negócio precisa ser bem escolhido. Opte por avenidas movimentadas para facilitar o acesso a uma diversidade de clientes. Caso prefira investir na confeitaria especializada em bolos de casamento, por exemplo, escolha abrir o negócio perto de outros estabelecimentos do ramo, como lojas de vestidos de noivas.

Equipe

Selecione bons profissionais para formar sua equipe de trabalho. O ramo da confeitaria enfrenta a dificuldade de escassez de bons confeiteiros. Diante disso, conquiste-os oferecendo boas condições de trabalho e salários atraentes. É importante investir na formação desses profissionais por meio de cursos. A confeitaria é um ramo que tem muitas inovações e tendências no mercado.

Equipamentos

Busque sempre adquirir equipamentos seguros e de qualidade na montagem da sua cozinha profissional. Invista em boas práticas, com atenção especial às condições de higiene, escolha dos utensílios, fornecedores de matéria-prima etc. Tenha atenção, ainda, ao armazenamento de todos os ingredientes.

Produtos

Dedique os seus esforços no preparo de um produto diferenciado, saboroso e de excelente qualidade. Converse com seus fornecedores de matéria-prima, reinvente as receitas, repense o cardápio, inove na escolha dos ingredientes. Lembre-se de incluir opções para diabéticos e pessoas com intolerância ou restrição alimentar.

A geração de receita é o objetivo e, ao mesmo tempo, um dos maiores desafios de qualquer empreendimento. Na confeitaria isso não é diferente. Vale, então, criar um mecanismo próprio para incrementar o faturamento. Há, incontestavelmente, muitas possibilidades de negócio no açúcar, o ingrediente chave da confeitaria. Por isso, incorporar doces e produtos confeitados ao negócio é uma ótima maneira de conquistar novos clientes e lucrar mais. Essas informações podem ser o seu diferencial diante da concorrência.

O que achou dessas dicas? Agora você já consegue pensar em maneiras de investir no ramo da confeitaria e aumentar a sua receita? Compartilhe este post nas redes sociais e divulgue o conhecimento!

Facebook Comments

Deixe um comentário