15 documentários sobre gastronomia para você assistir!

Os documentários sobre gastronomia são excelentes fontes para quem deseja conhecer técnicas artesanais seculares, os conceitos que permeiam as criações e desconstruções de chefs visionários e a história por trás de cada alimento. 

Os títulos disponíveis agradam aos mais diversos “paladares”. Alguns revelam quem são, o que fazem e como pensam verdadeiros artistas, capazes de construir um universo à parte.

Outros estimulam reflexões sobre questões cruciais relacionadas à comida, as quais impactam diversos setores da sociedade. Sem deixar de lado os que preferem técnicas e histórias por trás de pratos conhecidos (ou nem tanto).  

A seguir, apresentamos 15 produções  sobre um mundo mágico e inspirador. Após assistir a estes filmes, você vai enxergar a cozinha por outras lentes. Confira!

1. Chefs table

Chef’s Table (2015) mostra a rotina dos melhores chefs do mundo. A primeira temporada visita Massimo Bottura, Dan Barber, Francis Mallmann, Niki Nakayama, Bem Shewry e Magnus Nilsson. 

A segunda temporada, por sua vez, conta com o brasileiro Alex Atala, além de Grant Achatz, Dominique Crenn, Enrique Olvera, Ana Rõs e Gaggan Anand. Já a terceira traz Jeong Kwan, Vladimir Mukhin, Nancy Silverton, Ivan Orkin, Tim Raue e Virgílio Martínez. 

O “crème de lá crème” da culinária francesa é retratado na terceira temporada por meio dos perfis de Michel Troisgros, Alain Passard, Alexandre Couilon e Adeline Grattard. 

A série totaliza 22 episódios, que estão disponíveis no Netflix.  

2. The bhirt of saké

O documentário The birth of saké (2015) mostra o processo da milenar arte da fabricação de saquê. Trabalhadores com idade entre 20 e 70 anos são entrevistados para contar a história da família Yoshida Brewery, com seus 144 anos de tradição.

A produção, que acompanhou a equipe de funcionários diariamente, foi premiada em diversos festivais pelo mundo. O documentário está disponível no Netflix. 

3. Sour grapes

Sour Grapes (2016) retrata o golpe do jovem falsificador Rudy Kurniawan. O americano vendeu vinhos de safras raras para colecionadores, arrecadando 35 milhões de dólares em dois leilões. Foi então que chamou a atenção de alguns produtores de vinho e do departamento especializado em falsificação do FBI. 

O golpista foi desmascarado quando Laurent Ponsot, famoso produtor da Borgonha, soube que safras que nunca haviam sido produzidas dos vinhos de seu domínio estavam sendo vendidos por Kurniawan. Este título também pode ser conferido no canal de streaming Netflix.

4. Um ano em Champagne

Uma famosa negociante de vinhos local, Martine Saunier, apresenta o documentário Um ano em Champagne (2015), cuja equipe acompanhou a rotina de produtores durante 12 meses e entrevistou vinicultores, empresários e especialistas para mostrar o complexo processo da produção de vinhos espumantes exclusivo daquela região francesa. Disponível no Netflix. 

5. Cooked

Neste documentário (Cooked, 2016), Michael Pollan — escritor e ativista da alimentação — se baseia no seu best-seller “Cozinhar, uma história natural da transformação”, para propor uma reflexão crítica sobre a indústria alimentícia mundial.

Cada episódio — ao todo são 4 (água, fogo, terra e ar) — contém aproximadamente 45 minutos e visita Índia, Austrália, Marrocos e Peru.  Disponível no Netflix. 

6. (R)evolução da carne

Uma equipe de especialistas percorre o planeta em busca do melhor bife do mundo. Para  isso, a produção do documentário (R)evolução da carne entrevista chefs, fazendeiros, açougueiros e outros especialistas sobre a qualidade das carnes. 

O filme mostra como pequenos e médios produtores fabricam carne de qualidade sem agredir o meio ambiente ou utilizar técnicas de abate criminosas. Disponível no Netflix. 

7. Decanted

Decanted (2016) retrata a região rica em vinhedos do Vale de Napa, na Califórnia, e os produtores do local. Heidi Barret, dona de rótulos como Screaming Eagles, vendido nos Estados Unidos por 2,4 mil dólares, são alguns dos personagens presentes no filme.

Também está disponível no Netflix. 

8. Jeremiah Tower: the last magnificent

Jeremiah Tower ajudou a criar a cozinha moderna, com origem na California. Mesmo sem ter uma formação formal na área, o influente chef decidiu se candidatar a um emprego em um restaurante desconhecido da região. Antes de completar um ano na função, havia se tornado um dos sócios do estabelecimento.

Disponível no Vimeo

9. Massimo Bottura: teatro da vida

Esse documentário de 2016 acompanha Massimo Bottura, do Osteria Francescana. O estrelado chef decidiu fazer pratos gourmet para os mais desfavorecidos a partir de comida descartada na Expo 2015, em Milão.

O projeto social que resultou no Refettorio Ambrosiano — onde ele trabalha ao lado de outros 40 chefs — foi replicado inclusive no Brasil.

Disponível no Netflix. 

10. The mind of a chef

A série documental The Min of a Chef (2016), narrada e produzida por Anthony Bourdain, combina culinária com viagem, história e ciência. 

As 4 temporadas têm 16 episódios — três estão no Netflix — e mostram os processos criativos de chefs famosos de diferentes partes do mundo: suas fontes de inspiração, ingredientes e refeições perfeitas.

11. Somebody feed Phil

Em tom de humor, o produtor Phil Rosenthal percorre o mundo para produzir Somebody Feed Phil (2018). O documentário explora a cultura e a culinária de diversas cidades. Bangkok, Lisboa, e Cidade do México são algumas delas.

Disponível no NetFlix. 

12. The search for general Tso

The search for general Tso (2014) traça a história de vida do General Tso, líder militar da dinastia Qing, na China, que tem um prato com frango — famoso nos Estados Unidos — com o seu nome.

O filme, dirigido por Ian Cheney e produzido por Amanda Murray e Jennifer 8. Lee, também aborda a imigração chinesa para a América, sendo premiado em festivais de cinema pelo mundo.  Disponível no Netflix. 

13. Anthony Bourdain: no reservations

O chef francês viaja o mundo em busca de pratos diferenciados. Anthony Bourdain (2010) visita vários lugares nos Estados Unidos, além de países como Brasil, Macau, Curdistão e Haiti após o terremoto de 2010.

O escritor é recebido por anfitriões em cada lugar visitado, incluindo Josh Homme, líder da banda de rock Queens of Stone Age, que hospeda o apresentador no rancho do grupo, no deserto do Majove, Califórnia.

A sétima temporada tem um capítulo dedicado ao Brasil. Disponível em Dailymotion

14. Barbecue

O documentário traz técnicas e variações do churrasco em 12 lugares, entre eles, Texas, Mongólia, Japão e Síria.

O diretor de Barbecue (2017) apresenta as maneiras de se fazer esse prato tão celebrado ao redor do mundo e reflete como essa maneira tão básica de cozinhar pode reunir pessoas de diferentes classes sociais e culturas tão diversas. Disponível no Netflix. 

15. Jiro dreams of sushi

O documentário Jiro Dream of Sushi  (2011) conta a história do sushiman Jino Ono, de 85 anos, dono do restaurante Sukiyabashi Jiro (3 estrelas Michellin).

O local fica em uma estação de metrô em Tóquio e tem apenas 10 lugares. O menu com 20 pratos custa em torno de 300 dólares. Disponível no Netflix. 

Gostou das nossas sugestões? Qual ou quais desses documentários sobre gastronomia você já assistiu ou pretende ver primeiro?

Antes de correr para a frente da TV, compartilhe este post nas redes sociais e proporcione aos seus amigos momentos agradáveis e enriquecedores!

Facebook Comments

Deixe um comentário